Cerca de 352 kg de carne bovina foram apreendidas pela vigilância sanitária nesta semana após denúncia anônima relatada ao órgão. A apreensão ocorreu na cidade de Palmeira dos Índios, agreste alagoano.

Durante a inspeção, foram verificadas as condições de higiene de acordo com as normas sanitárias vigentes, como locais improvisados e inadequados, do ponto de vista legal, sanitário e tecnológico para o abate, manuseio, beneficiamento e acondicionamento de carnes destinadas ao consumo humano.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Palmeira dos Índios, Márcio Pinheiro, alerta para a importância da população comprar carnes em estabelecimentos com credibilidade e higiene, além de colaborar com o órgão fazendo denúncias sobre locais suspeitos.

“Nossa equipe está fazendo um trabalho intenso em todos os tipos de estabelecimentos comerciais, realizando diversas apreensões e aplicando as devidas sanções aos responsáveis por atentar contra a saúde pública. Pedimos que as pessoas comprem suas carnes ou similares em locais que apresentem alvará, caso contrário podem ligar para a Vigilância, sob total sigilo e anonimato, que iremos imediatamente verificar o local”, ressalta Pinheiro.

A comercialização de carne e abater clandestino é crime e esta previsto pelas legislações federal e municipal, que preveem multa e detenção como forma de punição aos infratores.