A edição dessa quarta-feira (16) do Diário Oficial do Município (DOM) trouxe a nomeação de dois novos gestores da Prefeitura de Maceió. Assinadas por Rui Palmeira, as portarias oficializaram mudanças na Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e na Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), agora com os novos titulares Antônio Moura e David Maia, respectivamente.  O secretário e o superintendente foram empossados pelo prefeito durante solenidade no gabinete da Prefeitura, no bairro Pajuçara

David Maia era secretário de Proteção ao Meio Ambiente e Antônio Moura respondia pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). Durante a posse, Rui Palmeira afirmou que confia no trabalho dos dois gestores, descrevendo-os como competentes em suas funções. O prefeito também reconheceu o empenho do engenheiro civil Jackson Pacheco, que deixa a gestão da Slum após mais de um ano como titular da pasta.

“Independente das mudanças acreditamos que David Maia e Antônio Moura seguirão em boas gestões na Slum e na Sempma. Os dois fizeram um grande trabalho e agora seguem em novos desafios, vão trabalhar em parceria, como já acontece. Vamos dar celeridade à resolução dos problemas de limpeza urbana e continuaremos com um trabalho intenso no meio ambiente”, disse Rui Palmeira, afirmando que acredita na continuidade das ações positivas que ambos executaram nos cargos anteriores.

Ao comentar o trabalho de David Maia e Antônio Moura, o prefeito citou que, no Meio Ambiente, a gestão se destacou com a intensificação da fiscalização às irregularidades, além da ampliação dos projetos ambientais, como a implantação nas estações de reciclagem em diversos pontos da capital. Já em relação à Semel, Rui Palmeira chamou atenção para as ações de estímulo à prática de esportes, a revitalização e construção de espaços esportivos, incluindo também as grandes parcerias firmadas e a vinda de eventos da área para Maceió. 

“Confio muito no trabalho dos dois e, a partir da agora, David Maia passa a cuidar da questão da limpeza em todos os âmbitos, enquanto Antonio Moura vai ficar com a recuperação de espaços públicos, entre outras importantes atividades da Sempma”, completou Rui Palmeira. 

Secretário e superintendente falam de prioridades na gestão

Parceria e novos projetos. É assim que pretende trabalhar o secretário de proteção ao meio ambiente Antônio Moura. Ao assumir o cargo, ele enfatizou que dará continuidade ao que foi iniciado pela gestão de David Maia, além de priorizar as ações em parcerias com a Slum para dar celeridade à resolução de problemas referentes às pastas, assim como para coibir a prática de irregularidades relacionadas ao descarte de resíduos. 

“Recebemos mais esta missão do prefeito Rui Palmeira para conduzir a Sempma, dando prosseguimento ao excelente trabalho que foi feito pelo David Maia e sua equipe. Vamos trabalhar também para tentar implantar novos projetos e, claro, atuar em parceria com o David, que está à frente da Slum. São duas pastas que trabalham juntas e, seguindo a determinação do prefeito, vamos trabalhar de forma integrada e, assim, fazer e buscar sempre o melhor para a cidade de Maceió”, declarou o secretário Antônio Moura.

Durante a posse, David Maia também ressaltou a gestão de Jackson Pacheco na Slum, destacando que o ex-superintendente deu celeridade às negociações contratuais e a trâmites burocráticos do órgão, organizou a casa, conforme definiu durante a posse. Sobre o trabalho que desenvolverá, o novo gestor comentou que espera fazer algo semelhante ao que realizou na Sempma, afirmando que, a partir de agora, “é hora de partir para a rua”. 

“É um desafio. Conseguimos deixar uma boa marca na Sempma e acredito que o mesmo será feito na Limpeza Urbana. Na nova gestão, uma das prioridades será a ampliação da reciclagem em Maceió a partir de um projeto iniciado na Sempma, com as estações de reciclagem, dando oportunidade ao maceioense de fazer o descarte correto do seu lixo. Também queremos trazer as cooperativas de catadores para mais próximo da Prefeitura”, afirmou David Maia.