O Estado de Alagoas se comprometeu em apresentar no próximo dia 25 de abril um cronograma de nomeações dos integrantes da Reserva Técnica da Educação. Uma audiência de conciliação realizada nesta quarta-feira (16) no Tribunal de Justiça de Alagoas debateu a situação do grupo.
Na audiência foi discutido um prazo para ser feito um levantamento das carências de cada disciplina. O Estado expôs as possibilidades orçamentárias alegando que não teria condições de nomear em uma disciplina um professor que se inscreveu para concorrer a outra, segundo informou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça.
As partes acataram a sugestão do defensor público Ricardo Melro para que fosse concedido um prazo para o Estado realizar os devidos levantamentos junto às Secretarias de Educação, Planejamento e Fazenda e apresentar um cronograma de nomeações em uma nova audiência, marcada para o dia 25 de abril.
Estiveram presentes o Secretário de Educação, Luciano Barbosa, o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, o de Planejamento Carlos Christian e o defensor público representando a reserva Ricardo Melro. A audiência foi intermediada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz.
No mês passado integrantes da Reserva Técnica realizaram uma caminhada pelas ruas do Centro de Maceió até o Palácio República dos Palmares para cobrar um calendário para as nomeações. O concurso feito em 2013 e sua validade expirou em março deste ano.
Na ocasião, o governador Renan Filho falou sobre o assunto ao blog do jornalista Davi Soares e disse que as incertezas na arrecadação deste novo ano de crise obriga seu governo a buscar melhores condições financeiras para realizar a efetivação dos concursados. Por isso, antecipou que vai a informação de que vai prorrogar a validade do concurso realizado em 2013, cuja expectativa é de ingresso de 1500 concursados nas escolas.
*Com informações Ascom TJ/AL