Com o objetivo de pacificação entre os torcedores de futebol, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), representada pela promotoria de Justiça de Torcedor da Capital, lançou, nesta quinta-feira (10) a campanha “Torcidas Organizadas na Paz”, o TôNaPaAZ. O órgão ministerial recebeu representantes do poder público e da sociedade para discutir como será implementada a iniciativa.

De acordo com a promotora de Justiça, Sandra Malta Preta, a campanha será voltada para os integrantes das principais torcidas organizadas de Maceió, com atividades educativas e culturais, a exemplo da oficina de teatro, com o ator e diretor cênico Licurgo Spinola. Segundo ela, o encontro de hoje foi apenas o primeiro de uma série que tem como objetivo promover uma atividade contínua e efetiva para garantir a tranquilidade dos torcedores.

“Queremos desenvolver junto a Comando Alvirrubro e Mancha Azul um trabalho de prevenção e combate à violência nos eventos esportivos. São as torcidas que dão brilho ao espetáculo. Este acaba prejudicado quando ocorre algum conflito entre elas, dentro ou fora da arena, refletindo inevitavelmente nos demais torcedores e, num campo mais amplo, na sociedade em geral”, explica a promotora, que destaca a importância da população abraçar a ideia.

Cultura de paz

Um dos entusiastas da campanha, o ator Licurgo Spinola lembra que todos ganham com a cultura de paz nos estádios. “Os líderes das torcidas organizadas também são pais. Quem deles gostaria de levar o filho para uma partida e vê-lo correndo algum risco? Como a criança vai crescer em meio à tanta violência? Temos que trazer uma sensação de conforto para esses jovens, despertando neles alegrias e risadas, não medo”, disse.

Também estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude Alagoas, Federação Alagoana de Futebol, Superintendência do Estádio do Rei Pelé, Clube de Regatas Brasil, Centro Sportivo Alagoano, torcidas organizadas Comando Alvirrubro e Mancha Azul, além das ONGs MovPaz e Maceió Voluntário.