Nesta quarta-feira, dia 09, uma construtora e empresas administradoras de condomínios residenciais localizados no bairro Antares foram autuadas pela  Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Durante fiscalização uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) foi interditada e devido ao lançamento irregular de efluentes de outros dois condomínios situados na Rua Padre Cícero o esgoto foi tamponado.

Segundo informações da assessoria de Comunicação da Sempma, o odor proveniente dos esgotos levou a equipe de Combate ao Esgoto Clandestino até o local, constatando os lançamentos de efluentes dos três empreendimentos dentro da galeria de águas pluviais, o que é proibido por lei. “Recebemos a informação de que havia lançamento de esgoto, daí viemos ao local, constatamos o crime e ele foi sanado”, informou o coordenador de Fiscalização da Sempma, José Soares.

No caso do tamponamento, a Secretaria orientou aos administradores que buscassem empresas especializadas com caminhões limpa-fossa para evitar os transbordamentos de esgotos. Os responsáveis pelos danos serão autuados por descumprimento da lei e crime ambiental, e devem apresentar na Sempma os manifestos da empresa com o destino dos resíduos líquidos.

Como não há saneamento básico na região, os empreendimentos devem conter as ETEs em pleno funcionamento. Após laudo técnico comprovando o tratamento, os líquidos podem ser lançados em qualquer corpo hídrico. Para denúncias de esgotos clandestinos, a população deve denunciar a Sempma pelo número 9 87522044.

*Com Secom Maceió