Com o objetivo de prevenir desastres que possam acontecer devido à intensidade das chuvas no período do inverno, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), continua com os trabalhos da Operação Inverno 2016.
Segundo informações da assessoria de Comunicação, os trabalhos são executados em áreas de risco com o objetivo de prevenir e minimizar risco de desastres no período chuvoso. O órgão também iniciou a distribuição do Plano de Contingência, uma publicação que reúne informações sobre a atuação da Defesa Civil em Maceió.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), a Comdec tem chegado a áreas consideradas de risco executando ações como recuperação de escadarias, contenção de encostas e drenagem de águas pluviais. Inicialmente, 10 comunidades serão beneficiadas. Grota do Rafael, Grota do Cigano, alguns pontos do Vale do Reginaldo, Bebedouro, Alto da Alegria, Grota Santa Helena e da Iraci, Rua Jaqueline (Santos Dumont) e Rua José de Alencar (Farol) estão entre as regiões que receberão intervenções.
“Os trabalhos não param. Para isso, contamos com a atuação da Seminfra e Slum. Nosso objetivo é prevenir possíveis desastres nessas localidades consideradas de risco. Paralelo a isso, estamos com nosso Plano de Contingência”, pontua Dinário Lemos, coordenador da Comdec.
COMDEC PLANO DE CONTINGÊNCIA
A publicação impressa da Comdec contou com a produção da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e já começou a ser distribuída nos órgãos municipais. Posteriormente, os cidadãos interessados poderão ter acesso e receber seus exemplares.
O Plano de Contingência descreve e esclarece itens como o funcionamento da Defesa Civil Municipal e suas competências (segundo a Lei n.º 12.608/2012, que normatiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil), deflagração do Estado de Alerta, calendário de atividades com imagens das ações, o Plano Municipal de Redução de Riscos de Maceió (PMRR), o mapa da cidade dividido por Setores de Risco e ainda como funciona o monitoramento e atuação do órgão.
*Secom Maceió