A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa nesta terça-feira (08), a partir das 9h, das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, no calçadão do comércio, com ações de prevenção à saúde voltadas ao público feminino.
Na atividade, que integra a programação organizada pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e conta com a parceria da Prefeitura de Maceió, a saúde municipal fará a distribuição de material educativo e preservativos, além de reforçar a prevenção com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e os tipos de câncer que mais acometem as mulheres.
Nesta ação, a SMS atuará com a população por meio dos programas de DST, Aids e Hepatites Virais e de Saúde da Mulher. Entre os principais pontos da abordagem, serão abordados a prevenção contra a transmissão do vírus HIV e os cuidados para evitar o câncer de mama e de colo de útero.
Mais ações
Entre as atividades da programação – que seguirá até o final deste mês, com corrida, audiências públicas, rodas de conversa e mostra de cinema, entre outras – a saúde municipal está inserida em atividades distintas: na Corrida da Mulher Alagoana (em data a ser definida); na Blitz da Mulher, que acontece no próximo dia 10, às 9h, no semáforo da Cambona; no Encontro de Mulheres que Convivem com o HIV, a ser promovido no dia 12 pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+), no Sesc Guaxuma, a partir das 9h; e no II Seminário com Lideranças Femininas: Saúde da Mulher e Combate à Violência, a ser realizado no dia 28, a partir das 8h, na Escola Superior de Magistratura (Esmal).