A Câmara Municipal de Maceió irá conceder, na próxima segunda-feira (7), às 10 horas, no plenário da Casa, o Título de Cidadã Honorária de Maceió para a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela. A homenagem foi proposta pelo vereador Chico Filho (PP) e aprovada por unanimidade em sessão ordinária.

Formada em Direito pela PUC/SP, Fernanda Marinela é natural de Tanabi, interior de São Paulo. Filha de uma imigrante portuguesa e de um descendente de espanhol, casou-se em 2001 com o advogado maceioense Paulo Nicholas, que conheceu enquanto dava aulas em São Paulo.

Pós-graduada em Direito das Obrigações e mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, logo que mudou-se para Maceió, ministrou aulas no Cesmac, no Bureau Jurídico e na Escola do Ministério Público Estadual. Em 2002, foi diretora técnica da Loteria Social do Estado de Alagoas.

Atualmente, exerce a função de professora vinculada a diversas instituições de ensino do país
Em 2004, Marinela passou a dar aulas em Salvador e em São Paulo, coordenar pós-graduações e a ministrar cursos no país inteiro, através de órgãos como o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF). Publicou nove livros relacionados ao Direito, entre eles “Direito Administrativo” e “Servidores Públicos”, sendo o primeiro uma referência na área em todo o Brasil.

Em 2012, Fernanda Marinela foi eleita conselheira federal da OAB por Alagoas. Poucos meses depois, foi nomeada presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e membro das comissões de Ensino Jurídico e de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil. Em 2015 Fernanda Marinela foi eleita Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas, sendo a primeira mulher presidente da Ordem no Estado.