A 24ª fase da operação Lava Jato da Polícia Federal, que coloca o ex-presidente Lula como um dos alvos gerou protestos em todo o país. Na manhã desta sexta-feira (04) integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) realizaram uma carreata pelos bairros de Maceió.
O grupo passou pelos bairros do Farol, Jaraguá, onde realizou um buzinaço em frente a sede da Polícia Federal em Alagoas e seguiu pela Orla. Um boneco de Lula vestido de presidiário, o Pixuleco, seguia na frente do cortejo dos veículos.
O protesto foi organizado, segundo a organização do MBL Alagoas, por meio das redes sociais e grupos de Whats app.
Batizada de Aletheia, referência a expressão grega “A busca pela verdade”, esta fase da operação cumpre 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Entre os alvos estão o Instituto Lula em São Paulo, residência do ex-presidente e outros locais.
Lula prestou depoimento na sala da PF que fica dentro do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Manifestantes pró e contra Lula entraram em confronto no aeroporto e em frente ao prédio onde ele mora, na Avenida Prestes Maia, em São Paulo.
O procurador da República, Carlos Fernando Lima, que integra a equipe de investigação da Operação Lava Jato, disse que há indícios de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o pagamento de vantagens, seja em dinheiro, presentes ou benfeitorias em imóveis das maiores empreiteiras investigadas na operação policial.
*Com agências