O café da manhã para o lançamento da edição 2016 do Prêmio Braskem de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), nesta terça-feira (01), não trouxe apenas informações sobre as inscrições, sobre o regulamento, sobre a nova categoria, mas demonstrou para os presentes o impacto positivo que a premiação traz à sociedade, colocando em discussão as condições e a qualidade do ambiente de trabalho dos alagoanos.

A solenidade foi conduzida por Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, por Flávio Peixoto, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e por  Israel Lessa, superintendente Regional do Trabalho em Alagoas. Eles representaram as instituições que compõem a comissão organizadora do Prêmio, com apoio, ainda, do Ministério Público do Trabalho (MPT/AL).

Responsável por apresentar a categoria Reportagem Especial, novidade desta terceira edição, Milton Pradines destacou que esta é uma forma de prestigiar o jornalista pelo trabalho em matérias que levam mais tempo na elaboração, feitas com mais cuidado e pesquisa. Mas também de abrir espaço para as reportagens realizadas no dia a dia do jornalismo alagoano. Já que estas matérias, mais factuais, feitas diariamente, não mais concorrerão com matérias especiais que tem mais tempo de produção. O que permanece constante é o desejo de valorizar e estimular o trabalho dos profissionais da imprensa alagoana.

"Mais um ano estamos reunidos para discutir sobre um tema que é de fundamental importância na nossa sociedade, a Segurança e Saúde no Trabalho. Quero agradecer às parcerias na realização deste prêmio, que é feito para valorizar ainda mais o trabalho do jornalista alagoano", destacou Pradines, conclamando a categoria para participar.

Israel Lessa lembrou o papel do jornalismo em estimular a reflexão nas pessoas, sendo assim uma importante ferramenta para a cultura de prevenção no ambiente de trabalho. “Alagoas ainda é o estado que mais gera acidentados no Brasil. Vamos trabalhar no sentido de orientar e prevenir casos desagradáveis com nossos trabalhadores e o prêmio é e deve ser uma ferramenta de conscientização de todos.", ressaltou Lessa.

O presidente do Sindjornal, contudo, destacou ainda o outro lado das matérias, no estímulo às boas práticas de trabalho para que elas consigam se fortalecer e proliferar nas empresas alagoanas, com resultados para toda a sociedade.

"Queremos passar para os colegas jornalistas que este prêmio não só é feito de matérias que denunciam, mas, também, de ações positivas que acontecem em nosso estado. Veja em qual das nove categorias você se encaixa e inscreva-se", declarou.

Categorias e inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 31 de março, para jornalistas profissionais residentes em Alagoas, assessores de imprensa e estudantes de Jornalismo. Regulamento e fichas de inscrição podem ser encontrados no endereço premiobraskemdesst.sindjornal.org.br ou no site do Sindjornal www.sindjornal.org.br.

As categorias desta terceira edição são: Reportagem Especial, Jornalismo impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo, Radiojornalismo, Estudante e a categoria especial Assessoria de Imprensa.

Serão aceitos até quatro trabalhos para jornalistas profissionais e três para estudantes, publicados ou veiculados em mídia local entre 01 de março de 2015 e 31 de março de 2016. As assessorias podem concorrer com até três cases conduzidos neste mesmo período.

Os inscritos na categoria Reportagem Especial não poderão concorrer nas demais. Ela é voltada para matérias de TV e Rádio com mais de cinco minutos e aquelas de jornalismo impresso e Web com mais de três páginas, incluindo séries.