Equipes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (SLUM) receberam mais uma denúncia de acúmulo de lixo em uma residência, localizada no Dubeaux Leão, e uma operação foi montada nesta segunda-feira (29) para a retirada de quase 10 toneladas de lixo e entulhos.
Segundo informou a Slum, o imóvel situado na rua Helkil Tavares, era alvo de reclamações de moradores vizinhos por estar abandonada e por ser um risco a saúde. Moradores contaram que a casa está fechada há anos e um homem armazenava lixo e entulhos no local.
As equipes de limpeza encontraram no local vários focos de mosquito Aedes Aegypti, móveis velhos e outros materiais que acabavam servindo de iscas para a proliferação de ratos, barbeiros, caramujos e outras pragas.
Moradores reclavam que as casas acabavam sendo invadidas pelos caramujos e também por roedores e outras pragas por conta do acúmulo de lixo no local.
O coordenador da operação, Carlos Tavares, informou que somente no quintal foram retirados seis toneladas de lixo, mas a estimativa é que após a limpeza de todo o imóvel, a quantidade chegue a 10 toneladas.
Agentes de endemias e equipes da Defesa Civil também foram acionadas já que o telhado está comprometido e ameaça desabar. Uma árvore localizada no quintal da residência também está com o tronco apodrecido e deverá ser retirada.