A retomada da fiscalização eletrônica através da instalação de “pardais”, visa reduzir o número de acidentes e infrações de trânsito em Maceió. Porém, centenas de pessoas foram às ruas para protestar contra o formato de contratação dos serviços da fiscalização.

Um grupo de aproximadamente 300 pessoas com cartazes e faixas, percorreu a orla de Maceió, questionando o formato do contrato com a empresa que instalou os “pardais” nas principais vias de Maceió.

Oposição ao prefeito Rui Palmeira, o vereador Silvânio Barbosa esteve entrte os manifestantes criticou o trâmite. “Eu vi no olhar das pessoas que estavam no manifesto, nos que passavam perto, seja andando ou de carro, que ninguém está satisfeito”, criticou.

“Foram 9 milhões investidos, quando poderiam ter colocado mais faixas de pedestres, campanhas de conscientização e até contratar a reserva técnica da Guarda Municipal”, concluiu.

De acordo com o vereador e manifestantes, novos protestos serão realizados nos próximos dias e a reivindicação pode ser encaminhada para o Ministério Público Estadual.

“Pardais” entram em funcionamento

A fiscalização foi implantada como medida educativa e vai estar em pontos onde há grande incidência de acidentes causados por desrespeito às leis de trânsito. Das 23h00 até ás 05h00 da manhã, os condutores até podem ultrapassar no farol vermelho por questão de segurança, desde que respeitem a velocidade máxima de 50 e 60km, dependendo da via.

De acordo com o órgão, a instalação da fiscalização eletrônica foi uma necessidade após um levantamento realizado em alguns locais onde é grande a quantidade de acidentes aliada ao desrespeito à sinalização. “Um estudo foi realizado nos locais onde, infelizmente, a imprudência de condutores resulta em acidentes até com mortes no trânsito. O objetivo da fiscalização eletrônica é fazer as pessoas respeitarem principalmente os limites de velocidade e estes índices negativos diminuírem consecutivamente”, explica o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Nesta primeira etapa, 10 pontos receberam a fiscalização eletrônica na cidade nas Avenidas Durval de Goés Monteiro, Fernandes Lima, Menino Marcelo, Álvaro Otacílio e Governador Afrânio Lages – conhecida como Leste/Oeste.

Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2016, foram registrados em Maceió 4.206 acidentes de trânsito: 346 na Avenida Durval de Goés Monteiro, 237 na Fernandes Lima, 125 na Menino Marcelo, 40 na Álvaro Otacílio e outros 21 na Avenida Governador  Afrânio Lages.