O acúmulo de veículos apreendidos em ações policiais resultavam em um ambiente propício para a reprodução do mosquito Aedes Aegypt. Carros e motos ficavam expostos nas portas das delegacias e batalhões de trânsito em todo o estado. Como maneira de prevenção, o Departamento de trânsito de Alagoas (Detran) iniciou na última segunda-feira (22), uma operação para o recolhimento desses veículos e fazer o armazenamento correto em pátios da instituição.

De acordo com o presidente do Detran, Antonio Carlos Gouveia, a operação foi iniciada como uma forma de desfazer os focos do mosquito aedes aegypt que já estavam presente nos veículos, e que em menos de uma semana de atuação, dois mil veículos foram recolhidos das portas de delegacias e batalhões.

“Existia um universo de veículos no estado inteiro nas portas de delegacias e batalhões de transito. Só em Arapiraca, havia cinco delegacias com carros que eram apreendidos e estavam sendo acumulados nos pátios, e o mato já estava tomando conta, chegando a uma altura a cima dos carros. Até agora já recolhemos dois mil veículos, e a nossa expectativa é de 4.000 até o final de março” ressaltou o presidente.

Carlos Gouveia explicou também que existe uma burocracia para que esses veículos sejam recolhidos. É preciso realizar uma vistoria no carro, para que a partir daí seja feito um cadastro com a origem da apreensão, se foi por drogas ou por ação penal, e após todo o levantamento, uma estratégia é elaborada para que quando a justiça solicitar o veículo, o Detran saiba exatamente onde ele foi armazenado. 

Os veículos estão sendo armazenados de forma adequada em pátios do Detran situados no munícipio de Arapiraca e em Maceió. A operação que conta com agentes do orgão, irá se estender até o final de Março. 

 

*Colaboradora