Integrantes da reserva técnica da Educação realizaram na manhã desta quinta-feira (25) um ato no Centro de Maceió para sensibilizar o governo para que eles sejam convocados. Eles cobram a implantação de um cronograma de convocação da categoria.
O grupo deu início a uma caminhada pelas ruas do Centro saindo da Praça Dom Pedro II, passando pela Rua João Pessoa (antiga Rua do Sol) até o palácio República dos Palmares.
Um dos representantes do movimento, Esdras Mariano, disse que os integrantes da reserva técnica cobram a implantação de um cronograma para a convocação dos aprovados.
“A gente vem há dois anos nessa luta e o Estado convocando monitores a todo momento justificando que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite a convocação, mas vejo que a segurança ta andando, outras pastas também e a educação ta ficando para trás”, disse.
Ele também destacou que a validade do concurso da Educação, realizado em 2013irá expirar no próximo dia 12 de março. “Nós estamos vendo os índices de analfabetismo e estamos fazendo esse pedido para que haja um posicionamento sobre nossa situação e converse com a gente. Com essa liminar e todas essas notícias ruins, não temos como ficar esperando”, completou.
Ao blog do Davi Soares, o governador Renan Filho disse que as incertezas na arrecadação deste novo ano de crise obriga seu governo a buscar melhores condições financeiras para realizar a efetivação dos concursados. Por isso, antecipou que vai a informação de que vai prorrogar a validade do concurso realizado em 2013, cuja expectativa é de ingresso de 1500 concursados nas escolas.
Leia mais: Renan Filho reafirma promessa de prorrogar concurso e convocar professores
A Secretaria de Estado da Educação informou que irá se posicionar por meio de nota oficial sobre os questionamentos da reserva técnica.