Cerca de 250 kg de alimentos foram doados para instituições sociais pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), na manhã desta quarta-feira (24). Os alimentos foram arrecadados através de inscrições para palestras de atualização tributária promovidas nos municípios de Maceió e Arapiraca, com foco nas mudanças dos cálculos do ICMS. Para se inscrever, os participantes realizavam a doação de 1 kg de alimento não perecível.

A ação foi organizada pela Superintendência da Receita Estadual, com a colaboração do programa Nota Fiscal Cidadã (antigo Nota Fiscal Alagoana) e do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont/AL).

“Toda colaboração é importante quando se trata de ajudar a quem mais precisa na sociedade. O Programa de Educação Fiscal (PEF) tem esse lado social que procura educar e incentivar boas ações”, disse o coordenador da Escola Fazendária, Eraldo Passos.

A Associação Beneficente Santa Lúcia, o Lar Semente do Amanhã e o Albergue Noturno Paulo Apóstolo foram beneficiados com a doação e escolhidos através do cadastro no programa da Nota Fiscal Cidadã. Além dessas instituições, a Pastoral Social também partilhou da doação, uma vez que foi indicada pelo Sindicont/AL.

“No dia que recebi a ligação de que a nossa associação seria contemplada, não tínhamos nada para dar para às 165 crianças que mantemos comerem. Para mim, isso foi uma ajuda divina. No começo do ano sempre é mais difícil, então toda e qualquer ajuda é bem-vinda. Agradecemos ao programa da Nota Fiscal Cidadã, pois desde que nos cadastramos estamos sendo lembrados”, conta a representante da Associação beneficente Santa Lúcia, Maria Paufer.

De acordo com a coordenadora do programa da Nota Fiscal Cidadã, Glácia Tavares, iniciativas como essas devem acontecer com mais frequência neste ano. “Ficamos muito honrados e felizes em colaborar com essas ações que ajudam instituições carentes, além de outras com cunho mais educativo, a exemplo das oficinas de educação fiscal que já fazem parte do calendário do PEF”, relatou.