Há quem diga que a vice-prefeita de Marechal Deodoro, professora Iolanda Alcântara (PMDB), ganhou uma missão de "teste" ao assumir (ontem, 23) o comando do município pelos próximos 30 dias.
Alcântara é prefeita da cidade após Cristiano Matheus - também do PMDB - pedir licença do cargo para tratar de problemas de saúde.
Até aí, tudo bem!
A questão é que Matheus – pela primeira vez em sete anos de governo e dois mandatos – abriu vaga para que a vice-prefeita (em 2009-2012 era Dr. Petrúcio - o Fifi) comande os destinos da cidade.
Iolanda é um nome forte e que vem crescendo – politicamente - para disputar a cadeira de CM na eleição deste ano. Estrategicamente, o prefeito concede o lugar para sua companheira de Executivo e propicia analisar melhor os resultados da gestora na sua ausência.
É nada menos que uma prova de resiliência para que o sucessor seja decidido pelo grupo político que atualmente está no Poder.
Entretanto, em Marechal, a posse de Alcântara repercutiu positivamente já que ela entra para história como a primeira mulher que assume os destinos do município - mesmo que por um curto período.
Candidatíssima ao cargo que "experimenta" na chefia municipal, a professora vai criando intimidade com a função que - após outubro - poderá ser definitivamente sua caso consiga ser eleita.
Como já escrevi neste espaço, pré-candidatos a vereador e aliados da vice-prefeita já lançaram seu nome à sucessão municipal no ano passado. Por ser da terra de Deodoro, Iolanda tem sido um dos principais nomes no pleito deste ano.
Destemido, o prefeito se mostra com um comportamento apolítico ao deixar que a população deodorense avalie melhor o trabalho de Iolanda Alcântara na chefia do Executivo local.
Vale ressaltar também que poucos gestores – em Alagoas – tem a sensatez e o gesto democrático de ceder a cadeira de prefeito para um vice-prefeito (a).
Por outro lado, Cristiano Matheus vai - passo a passo - preparando o assento para que o futuro prefeito de Marechal Deodoro venha a ser um filho deodorense.
Lembrando: Na oposição, seguem Júnior Dâmaso (PV) e o vereador Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau (PSD), ainda pela definição de quem será o cabeça de chapa dessa aliança.
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com