Os taxistas de Alagoas terão mais segurança para o trabalho nas ruas. Foi o que garantiu o secretário de Segurança Pública do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça, em reunião com a categoria na tarde de segunda-feira (22). O encontro foi motivado pela morte de Gilmarcos de Carvalho Silva, assassinado na sexta-feira (19), no bairro do Clima Bom, em Maceió.
Além do secretário, que comandou a assembleia, estiveram presentes o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lima Junior, e representantes de entidades de taxistas, debatendo estratégias para garantir a proteção de taxistas no exercício de sua profissão.
Segundo afirmou Alfredo Gaspar, a radiocomunicação digital, que está sendo implantada, será uma grande aliada na diminuição de crimes contra taxistas e contra cidadãos de uma maneira geral, pois tornará mais ágil a ação de todas as forças de segurança nas ruas, devido à facilidade com que os oficiais tomarão conhecimento das ocorrências.
Declarou ainda que é de interesse da Secretaria elaborar um serviço específico para a segurança desta categoria, além de manter as abordagens intensificadas em táxis e ônibus nas blitze feitas nas principais vias.
O assassinato de Gilmarcos de Carvalho Silva constitui-se na primeira morte violenta de taxista em Alagoas no ano de 2016. Em 2015 foram sete. O secretário garantiu que o crime está sendo investigado e que os culpados não ficarão impunes.