O prefeito Rui Palmeira convoca a população maceioense para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes aegypt. Segundo o gestor, a mobilização da comunidade é a principal arma para evitar a proliferação da espécie que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

“Apenas com o engajamento da população é que iremos conseguir ter sucesso nesta luta. Os mutirões que, começaram com o Dia D, no sábado passado continuam, mas é importante que os cidadãos contribuam, verificando os possíveis focos na própria residência e, até mesmo, denunciando”, comentou.

Para exterminar os possíveis criadouros do mosquito, além da grande operação que conta com a participação dos poderes municipal, estadual e federal, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), tem realizado trabalhos de recolhimento de lixo em ferros-velhos, oficinas e em residências com acúmulo de entulhos. Somente de dezembro de 2015 até a data vigente foi recolhido cerca de 200 toneladas de lixo.

Mobilização

As recomendações para contribuir com a luta são: manter os reservatórios de água tampados, evitar acúmulo de lixo e, ao tomar conhecimento de situação de risco, a exemplo de piscinas sem uso ou casas abandonadas, denunciar ao Disque Dengue através dos números 3315-5360 e 3221-2523.

Já em caso de acúmulo de lixo, acionar a Slum por meio do contato 3315-2600 ou pelo site www.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco.