Técnicos da Gerência de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) participaram, nesta semana, de um treinamento na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA) com os novos equipamentos para análise das amostras de água coletadas durante as fiscalizações da Agência.
Os equipamentos adquiridos pela Arsal permitirão aos técnicos a análise “in loco”, no momento da coleta, de itens como PH da água e outros padrões de qualidade, agilizando os procedimentos fiscalizatórios.
Independente dessa análise prévia, as amostras serão encaminhadas para o laboratório do IMA para testes mais detalhados. A estrutura laboratorial do Instituto é utilizada pela Agência Reguladora graças a um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os órgãos em setembro do ano passado.
Municípios regulados
Em Alagoas, o saneamento básico é regulado em 35 municípios: Arapiraca, Craíbas, Lagoa da Canoa, Olho D’Água Grande, Igaci, São Brás, Feira Grande, Girau do Ponciano, Coité do Noia, Campo Grande, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Cacimbinhas, Monteirópolis, Olivença, Maravilha, Carneiros, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Batalha, Piranhas, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Delmiro Gouveia, Campestre, Messias, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Palmeira dos Índios e Japaratinga.
Para informações ou registro de demandas, os usuários do sistema de saneamento básico dos municípios regulados devem procurar primeiramente a Casal, acionando a Arsal caso não tenha a demanda atendida a contento, por meio do 0800 284-0429 ou pelo site www.arsal.al.gov.br.