Após quase dois meses, o projeto Nossa Praia, com o apoio de dois caminhões da Alagoas Ambiental, encerrou as atividades na Barra de São Miguel com um total de 430,37 toneladas de resíduos sólidos coletados. O projeto auxiliou na coleta de lixo no município.

Ykson de Emery, assessor de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão responsável pelo projeto, disse que o destino do lixo coletado foi a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Pilar, único local de Alagoas apto a receber resíduos sólidos.

De acordo com o assessor, os caminhões coletavam lixo de todo o município, não apenas das praias. “Como a Barra possui economia voltada ao turismo, achamos importante uma ação de auxílio na limpeza do município para que recebessem os turistas principalmente no período de verão e carnaval”, afirmou.

Os veículos começaram a circular no dia 19 de dezembro do ano passado e encerraram as atividades no dia 10 de fevereiro deste ano.

O projeto Nossa Praia, que é uma iniciativa do IMA com apoio e parceria de grupos da sociedade civil e iniciativa privada, pretende conscientizar banhistas e ambulantes sobre a importância de manter as praias limpas. 

Com início no mês de novembro de 2016, o projeto deve seguir durante todo o ano, mas de forma mais intensa até o final do verão, quando há um aumento significativo de usuários e consequente aumento de lixo produzido.