Atualizada às 17:28
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) multou a V2 Construções no valor de R$ 28 mil por crime ambiental na tarde desta quinta-feira (18) após fiscalização realizada na praia de Guaxuma, litoral de Maceió.
De acordo com a assessoria de imprensa do IMA, a construtora tomou uma atitude incorreta o drenar o esgoto para o mar.
“A equipe de fiscalização do IMA já esteve no local, verificamos o problema e a construtora foi autuada por agressão ao ambiente. A multa é de R$ 28 mil”, disse.
A assessoria ainda informou que a Prefeitura de Maceió também será autuada e que o valor da multa ainda está sendo estipulado.
“O esgoto é de casas próximas da obra, portanto isso é de responsabilidade da prefeitura. A prefeitura, então, será autuada para tomar as devidas providências. O problema é que a tubulação foi construída no mesmo terreno onde a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) emitiu uma licença para a construção de um prédio”, concluiu a assessora.
O caso
Segundo Diego Cavalcanti, denunciante do problema, em entrevista ao CadaMinuto através de rede social, "o local não possui nenhum tipo de saneamento e o resultado disso é o esgoto passando por um bueiro até chegar a uma obra da V2 Construções.
A V2 Construções, em resposta, disse que “isso é resultado de um problema antigo. Antes disso acontecer, já tínhamos entrado em contato com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), com instituições ambientais, mas ninguém tomou as devidas providências”.
Nota
A Sempma enviou uma nota à imprensa sobre o caso. Confira na íntegra:
A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente está ciente da presença de esgoto na galeria de águas pluviais na região de Guaxuma. O órgão já realizou, em novembro e dezembro de 2015, visitas técnicas e levantamento dos possíveis impactos. O problema da região será sanado quando a Companhia de Saneamento de Alagoas construir o sistema de interligação de esgoto. Sobre o licenciamento emitido para a obra, não há nenhuma irregularidade.
*Colaborador