A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) realizou duas operações nesta semana, uma na terça-feira (16) e a outra nesta quinta-feira (18), que mobilizaram equipes de fiscalização em rodovias no interior do estado e na capital. Cerca de 150 veículos foram abordados durante as ações e oito deles foram autuados por irregularidades.
Nesta quinta-feira, as operações foram montadas nos municípios de Satuba e em Maceió, na região do Pontal da Barra. Sessenta veículos foram abordados e quatro cargas transportadas irregularmente foram identificadas, incluindo produtos como água mineral, sucos, tijolos e garrafões de água mineral.
Na última terça, as equipes de fiscalização foram posicionadas no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do município de São Sebastião, e outra no posto da PRF em Atalaia. Foram cinco equipes mobilizadas para a etapa que abordou 90 veículos transportadores de cargas e autuou quatro delas, sendo duas referentes a cargas de frangos vivos sem nota fiscal.
As irregularidades mais recorrentes nas blitze correspondem a mercadorias sem documento fiscal, furo do posto fiscal de mercadorias vindas de outros estados e erros no recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).