A distribuição de água através de carros pipas para moradores das cidades que decretaram situação de emergência devido à longa estiagem foi suspensa pela Defesa Civil do Estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (17).

A suspensão da Operação Água é Vida é devido ao não reconhecimento de situação de emergência dado pelo Governo Federal,  que envia verbas ao Estado para a contratação dos pipeiros.  

A interrupção na distribuição vem com efeito retroativo da data de ontem (16).  No último decreto de emergência, 38 municípios alagoanos solicitaram ajuda do Governo Estadual e Federal para conseguir abastecer algumas comunidades, que ficaram totalmente sem água.

De acordo com dados do Governo Estadual, aproximadamente 220 mil pessoas, divididas em 1.320 comunidades, eram beneficiadas com o abastecimento de água, realizada através de 200 carros-pipa.

Os caminhões percorreram os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Estrela de Alagoas, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Mata Grande, Major Izidoro, Minador do Negrão, Maravilha, Monteirópolis, Olho d´Água das Flores, Olho d´Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Palestina, Palmeira dos Índios, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.