A Guarda Municipal de Maceió deve ganhar um novo papel na segurança pública da capital alagoana. Na manhã desta terça-feira (16), a prefeitura entregou as novas carteirinhas de identificação dos profissionais, que contém itens de segurança que dificultam qualquer tipo de falsificação e o prefeito Rui Palmeira aguarda a liberação do porte de armas para os servidores.

Foram entregues mais de 700 novas carteiras de identificação dos guardas municipais. Ao contrário do documento antigo, que era feito de papel comum, tornando possível a sua falsificação, o novo documento foi produzido com papel moeda e apresenta cinco itens de segurança.

O documento atual está previsto na lei e é válido em todo território nacional. Segundo a secretária de segurança comunitária, Mônica Suruagy, a medida garante maior segurança para a categoria.

“Este novo documento garante a segurança dos profissionais. Há muito tempo a guarda vem evoluindo em suas ações e deve seguir assim. A guarda municipal é a segurança do município. É difícil falar em segurança pública e não incluir a guarda municipal”, afirmou.

Presente na solenidade, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, enalteceu a evolução e foi mais além, ao pedir celeridade na liberação do porte de armas para os profissionais. “Os servidores da guarda municipal já passaram por exames psicotécnicos e agora aguardam a Polícia Federal, para que sejam feitos os exames práticos e posteriormente a liberação seja feita”, disse o gestor municipal, ressaltando que a Guarda Municipal pode auxiliar as polícias na capital alagoana, lembrando que em determinadas situações os servidores não podem adentrar em algumas áreas, justamente pelo fato de estarem desarmados.