Mais um descarte irregular de lixo hospitalar foi flagrado pela Secretaria de Limpeza Urbana (Slum), na manhã desta segunda-feira (15), no bairro de Jacarecica. Agentes da pasta abordaram um caminhão que possuía mais de duas toneladas de lixo comum misturado com lixo hospitalar pertencente ao Hospital Universitário (HU).
De acordo com a assessoria de comunicação da Slum, o lixo estava a caminho de um aterro sanitário, em Jacarecica, para realizar o descarte de 2,5 toneladas de lixo quando os fiscais pararam o veículo, e após análise, perceberam que havia lixo hospitalar misturado com o lixo comum.
Após determinação, o caminhão voltou para o Hospital para que as providências necessárias e legais para que o descarte do lixo seja realizado. A assessoria informou que a direção do HU será notificada pela Slum e autuada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
Uma multa também será calculada a partir da quantidade de lixo encontrado pelos fiscais e de acordo com o histórico do Hospital.
O coordenador da operação, Carlos Tavares, informou que a Slum vem realizando fiscalização em vários locais, dentre eles hospitais, a alguns dias e que as empresas responsáveis pela coleta de lixo hospitalar devem realizar esse transporte de forma sinalizada e separada, o que não aconteceu neste caso.
“Quando interceptamos o caminhão constatamos que toda a carga estava contaminada. O Hospital é reincidente e foi autuado pela Slum e pela Secretaria de Promoção ao Meio Ambiente por meio de um auto de infração por crime ambiental e outro por reincidência. Haverá também uma multa, que tem o valor calculado de acordo com a gravidade da infração”, explicou.
*Colaboradora