Neste sábado (13), militares do Exército, Marinha e Aeronáutica irão percorrer mais de 27 bairros de Maceió no ‘Dia D’ contra o mosquito Aedes aegypti. O início dos trabalhados da Força Tarefa ocorreu com uma solenidade nesta manhã no 59° Batalhão do Exército, que contou com a presença de autoridades alagoanas e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

A grande operação simultânea ocorrerá em diversos municípios alagoanos. As cidades da grande Maceió, com exceção de Paripueira, além de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e São José da Laje recebem a visita dos agentes de endemias e mais 630 homens das Forças Armadas com trabalhos de conscientização e fiscalização nas comunidades.

 Na capital Maceió, os bairros de toda a parte baixa da cidade serão beneficiados com o projeto, como Vergel do Lago, Trapiche, Prado, Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Mangabeiras, Cruz das Almas e Ipioca. As áreas do Farol e Pintaguinha também serão palco da ação, assim como os bairros de Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Santa Luzia na parte alta.

Durante a solenidade, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, afirmou que atualmente 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências ou em locais de trabalho e pediu o empenho de todos os brasileiros na eliminação desses focos.

 "É um exemplo o que estamos fazendo aqui. A presidenta Dilma criou o amparo legal por meio da MP, inclusive com possibilidade de arrombamentos em nome do interesse público. O sentimento de combate ao mosquito tem que pulsar no povo alagoano e do brasileiro. Se não acabarmos com os criadouros estamos colocando em risco as pessoas, as nossas crianças", afirmou Edinho Silva. 

O prefeito Rui Palmeira destacou o engajamento da população de forma de individual no combate ao mosquito, lembrando-se dos requisitos básicos para não deixar água parada em locais abertos. “Estamos contando com o apoio do Exército, Marinha Aeronáutica e agentes de saúde. É preciso o apoio da população, principalmente, para deixe os agentes de saúde trabalhar visitando as residências”, disse o prefeito.

Dados do Governo

A força-tarefa é organizada pelo governo Federal e conta com os apoios da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Defesa Civil Estadual, além de outros órgãos municipais, estaduais e instituições que participam da ação.

Em um mês de operações do projeto de força-tarefa, o Estado já conseguiu reduzir 31,58% a incidência dos casos de infestação de dengue em toda a região, caindo de 874 ocorrências registradas em janeiro de 2015 para 598 neste ano. 

*Com assessoria