O Instituto do Meio Ambiente (IMA) voltou a alertar, nesta sexta-feira (12), que os motoristas que teimam em conduzir veículos na faixa de areia nas praias estão sujeito a multas. De acordo com o órgão, a fiscalização foi reforçada nos meses de dezembro e janeiro, onde o fluxo de pessoas nos balneários é intenso.

A instituição afirma que a vigilância está concentrada nas praias de Maceió, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, comentou que o órgão está firmando uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Por meio da assessoria de Comunicação, o presidente ainda falou sobre o vídeo que foi feito na praia do Gunga, durante o Carnaval. Como o CadaMinuto divulgou, as imagens mostram que filhotes de tartaruga foram atropelados por quadriciclos. Ele assegura que o caso está sendo investigado. “Os responsáveis serão identificados e terão que responder pela infração”.

O biólogo Bruno Steffens, do Instituto Biota de Conservação, diz que não dá para identificar qual a espécie do animal. “Eu recebi as imagens. Estamos cobrando do poder público que se faça mais fiscalização”, ressalta.

Ele reforça que o quadriciclo pode provocar um grande estrago e lembrou que uma criança foi atropelada pelo veículo no Rio Grande do Sul. “Precisamos que seja feita uma segurança diuturnamente. O turismo é bastante explorado no nosso estado”.

Segundo o artigo 143 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessário, para conduzir um quadriciclo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B", que se destina ao condutor de veículo motorizado.

Mesmo usando os quadriciclos em áreas restritas (condomínio, sítios, fazendas e praias abertas), o condutor deve cumprir  exigências. Caso contrário, estará sujeito às sanções legais. As placas de identificação são obrigatórias no veículo, conforme artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro.

*colaborador