O último dia do tradicional Carnaval de rua no Fernão Velho foi de muito frevo e animação. Os foliões que compareceram à Praça Central, na noite desta terça-feira (09), puderam aproveitar a folia ao som da Orquestra de Frevo Raridade. Com uma programação criada pelas associações e coletivos culturais da comunidade, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), apoiou a realização dos quatro dias de festa no bairro.
O líder comunitário do Fernão Velho, Gedson Basílio, falou da tradição do Carnaval e destacou o apoio que a Prefeitura tem dado para a realização da festa na capital. “O nosso Carnaval é tradicional, pois ele resgata e traz para ruas as marchinhas e o frevo pernambucano. Foram quatro dias de festa e eu gostaria de agradecer a iniciativa louvável da Prefeitura de Maceió de democratizar a folia com a criação dos nove polos carnavalescos. Foram quatro dias de festa sem incidentes e a população do Fernão Velho só tem a agradecer pela realização das festividades”, colocou.
Este ano, a Prefeitura de Maceió descentralizou o Carnaval da capital alagoana com a idealização de nove núcleos festivos espalhados pelos bairros da cidade. Com a criação dos polos carnavalescos, a gestão municipal contribuiu para a promoção cultural dos artistas locais, além de trazer mais comodidade e segurança aos foliões. Ao todo, seis Regiões Administrativas (R.A.) tiveram projetos aprovados por meio da Chamada Pública nº 001/2016, lançada pela Fmac, para a seleção de propostas para o Carnaval 2016 em Maceió.
O folião Marcius Wamberto comentou com entusiasmo sobre o Carnaval. “A festa aqui na comunidade está sendo melhor impossível. Durante esses quatro dias de folia, a segurança tem sido excelente e os moradores estão vivendo momentos de alegria nesse período carnavalesco. O povo tem abraçado o Carnaval e as famílias estão curtindo muito ao som das marchinhas e do frevo. Quero agradecer a Prefeitura de Maceió pela criação dos polos e também por se sensibilizar ao agraciar a nossa comunidade com os festejos”, ressaltou.
Todos os serviços fundamentais de ordenação do trânsito, fiscalização de ambulantes, limpeza urbana, segurança, controle de som e o uso de áreas verdes foram garantidos pela Prefeitura de Maceió durante o Carnaval 2016 nos bairros. O Município, além de disponibilizar um cachê de R$ 5 mil por núcleo festivo para a contratação de bandas, também assegurou toda a estrutura de som, palco, iluminação e banheiros químicos.