No último boletim informado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) Alagoas havia registrado 185 casos suspeitos de microcefalia em todo o estado. Do total de notificações, 182 foram em recém-nascidos e três em bebês que ainda não nasceram. Ainda de acordo com as informações fornecidas pelo Cievs, três bebês com suspeita de microcefalia evoluíram para óbito.
Dos casos confirmados, as famílias tem o direito de receber um ajuda de custo através do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um programa do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e beneficia pessoas portadoras de deficiência física, idosas de baixa renda, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior a um quarto do salário mínimo.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), as famílias com crianças com microcefelia também podem ser incluídas nesse programa. Para requerer o benefício, as famílias devem fazer avaliação médica e social junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a fim de constatar se as famílias têm realmente o perfil para receber o benefício.
Segundo a coordenadora do BPC da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Chirley Gouveia, as famílias também podem solicitar o benefício nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo e no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa).
“Em Maceió, 38.333 pessoas recebem o BPC. Deste total, 12.441 são idosos e 25.892 são portadores de necessidades especiais. Crianças com microcefalia podem sim se enquadrar no perfil para o benefício. Então orientamos que as famílias procurem a coordenação para que possamos dar os encaminhamentos necessários”, destacou.
A inclusão no BPC é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e todos os beneficiários em Maceió recebem, regularmente, o acompanhamento das equipes dos 15 Cras de Maceió e do Centro de Atendimento Socioassistencial.
Para saber mais sobre o BPC em Maceió, qualquer cidadão pode se dirigir ao Cras mais próximo ou ligar para o Casa, localizado na Avenida Amazonas, nº 90 (em frente a Praça da Faculdade), no bairro do Prado, através do número 3315-2354.
*Com assessoria