Os moradores do Jacintinho se reuniram neste domingo (7), na praça Audival Amélio (Mirante), para aproveitar o Carnaval ao som das bandas Fivela de Aço, Dhinho Black, Amigos do Samba e Chibakana. O bairro é um dos nove polos carnavalescos selecionados pela Chamada Pública da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e recebeu atrações musicais nos dois primeiros dias de folia.
A foliã Ana Silva contou que mora no Mato Grosso, mas participou da festa nos dois dias e se disse muito à vontade com o clima de descontração do bairro. “Está dando para aproveitar bastante. Todo mundo muito tranquilo e animado”, afirmou “Estou adorando o Carnaval aqui, quero até vir mais vezes”, comentou.
O casal Claudio e Glaucia Moreira e a filhina deles, Marie, também aprovaram os dias de folia no Jacintinho. “Percebemos que tudo foi organizado com muito carinho”, comentou Claudio. “A população só tem a agradecer à gestão municipal pelo apoio”, completou Glaucia. Eles também elogiaram a iniciativa da Prefeitura de descentralizar os festejos. “Nós achamos muito interessante este modelo descantralizado, porque você pode curtir o Carnaval no seu bairro ou, se preferir, ir para outro polo e aproveitar um ritmo diferente”, destacou Glaucia.
A realização do Carnaval em polos espalhados em diferentes bairros e protagonizados pela própria comunidade reafirma a proposta de expansão da festa adotada pela Prefeitura de Maceió. A ideia é fomentar e valorizar o potencial carnavalesco dos bairros, levando o acesso à cultura e à diversão para mais perto das pessoas.
O líder comunitário e organizador da folia o bairro, Ciro Borges, também aprova a proposta. “É muito bom poder proporcionar este momento para os moradores da nossa comunidade. E a festa está linda, os moradores estão comparecendo e prestigiando este momento”, afirmou
.
Cada projeto contemplado recebeu um kit para viabilizar a estruturação do evento, contendo palco, som, luz e banheiros químicos, além da contratação de artistas com cachês no valor de R$ 5 mil por núcleo festivo. A Prefeitura garantiu também todos os serviços fundamentais, como a ordenação do trânsito, a fiscalização de ambulantes, limpeza urbana, iluminação, controle de som e uso de áreas verdes, além de apoio na segurança.