Grande parte da população usuária do transporte público em Maceió não se agradou das primeiras mudanças implantadas no sistema rodoviário com o início das regras estabelecidas dentro da licitação de ônibus. Isso porque a expectativa dos passageiros era o fim da superlotação e da longa espera nos pontos de ônibus.

Houve troca de empresas que operavam determinadas linhas nos principais bairros da capital e a instalação do programa de integração temporal, que possibilita ao usuário utilizar dois ônibus para chegar ao seu destino, pagando apenas uma passagem. Esse sistema ainda não foi implantado de forma total e tem causado muita confusão em quem quer usar o benefício.

“Assim que disseram que estava funcionando tentei pegar um ônibus dentro da hora certa, mas acabei pagando duas passagens de ônibus, o custo que já tinha antes”, disse a comerciante Maria Izabel, que residente na parte alta da cidade. Todos os dias ela precisar pegar somente um ônibus para chegar ao local de trabalho, mas uma vez por semana segue para um tratamento médico.

Assim como Izabel, muitos passageiros reclamam da “confusão” por não conseguirem entender quais ônibus realmente estão rodando no sistema integral. Para iniciar e, até mesmo testar a operacionalidade do sistema, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) aplicou a integração em algumas linhas.

Neste primeiro momento, a integração temporal funcionará somente entre os ônibus que compõem o mesmo lote. Assim, uma pessoa que embarca em um ônibus do lote vermelho, por exemplo, vai poder pegar outro do mesmo lote gratuitamente, pagando somente a primeira passagem.

Os lotes são as regiões de Maceió nas quais as empresas vencedoras da Licitação do Transporte Público irão atuar. Ao todo são quatro lotes divididos entre as viações Real Alagoas, identificada pela cor vermelha; São Francisco (cor azul), Cidade de Maceió (amarelo) e Veleiro (verde).

Apesar da exemplificação, os passageiros acabam confundindo, pois todas as linhas não estão integradas mesmo sendo do mesmo lote. “Eu achei que faltou uma divulgação maior da prefeitura para as pessoas entenderem isso. Poucos têm acesso à internet para pesquisar e saber qual ônibus pegar com esse desconto, que é uma maravilha para o trabalhador que antes pagava duas passagens para conseguir chegar ao trabalho”, colocou Cleide Araújo.

Na comunidade onde mora, a mudança ocorreu na empresa que opera as linhas de ônibus. “Até chegaram alguns ônibus mais novos dos que tinham, os atrasos continuam e estão cada vez maiores, principalmente para quem precisa pegar ônibus logo cedo. Já tem uma semana que consigo chegar no horário”, completou.

SMTT orienta passageiros a programar destino para evitar transtornos

A previsão da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) é ampliar todo o sistema integrado até abril deste ano em todos os lotes. Dessa forma, o passageiro poderá andar em ônibus que segue a mesma direção, mesmo sendo lotes diferentes. O órgão acredita que confusão dita por muitos passageiros consiste na não programação do destino.

A lista com os nomes das linhas de ônibus que já estão no sistema está publicada no site da prefeitura de Maceió (maceio.al.gov.br). Segundo o órgão, com a programação do seu itinerário, o usuário poderá participar da integração.

No terminal do bairro do Benedito Bentes, a SMTT precisou fazer adequações no projeto implantado devido alguns transtornos enfrentados pelos passageiros. Um deles foi o retorno do embarque pela porta traseira do coletivo e a criação de mais três linhas de ônibus. A formação de grandes filas no terminal ocorreu devido a grande circulação de pessoas nos horários de picos, que chega a quase oito mil.

Ao falar sobre os atrasos da saída dos ônibus, SMTT garantiu que vem realizando uma fiscalização e provocando a adequação, mas isso é normal levando em consideração o momento de transição.

Até outubro deste ano, toda frota deverá estar renovada e novos ônibus chegaram para alimentar o fluxo do transporte. De acordo com o órgão de trânsito, as mudanças previstas na licitação serão percebidas em médio prazo pela população, principalmente, no que desrespeita a superlotação dos ônibus.

 

O CadaMinuto foi ás ruas de Maceió e o quadro “Fala Povo” registrou a opinião dos usuários dos coletivos na capital alagoana: