A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (05) a primeira fase da Operação Sauron, que tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão de documentos para identificar os responsáveis pelas línguas sujas na Orla de Maceió. Ao todo, serão cumpridos 19 mandados.

Segundo divulgou a PF, os mandados foram requeridos pela Superintendência Regional da PF e expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Alagoas. Na primeira fase da operação, a PF quer reunir documentos que comprovem os responsáveis pelas línguas sujas na Orla.

As buscas estão sendo realizadas em condomínios residenciais, administradoras de condomínios e construtoras localizadas em Maceió e no interior do Estado.
 
Ainda segundo a PF, a Operação seguirá com a análise do material apreendido e a colheita de depoimentos dos envolvidos. Uma coletiva de imprensa foi marcada para hoje para que fossem repassados maiores detalhes.

Dano ambiental

Em junho do ano passado, a Polícia Federal constatou dano ambiental com lançamento de esgoto ao mar na orla de Maceió, entre a Avenida Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e a Avenida Júlio Marques Luz (antiga Avenida Jatiúca). Apesar de comprovada a materialidade do crime ambiental, a PF não tinha na época como apontar os responsáveis.

A Polícia Federal divulgou na época que uma das linhas de investigação seria apurar o trabalho da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a quem eles requisitaram documentos sobre as ordens de serviço.

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram em junho na Praia da Jatiúca, atendendo a um chamado da Polícia Federal, para coletar amostras de água em galeria de água pluvial e no mar, formando, assim, o conjunto de resíduos lançados ao meio ambiente.

O IMA recebeu a demanda da PF para apoiar a investigação sobre a língua suja existente na Praia da Jatiúca, onde, no início de maio, após a incidência de fortes chuvas, apareceu uma mancha escura. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) foi informada da situação e também compareceu ao local.