Uma das festas mais tradicionais no Brasil, o Carnaval, está chegando. Com o feriado prolongado, é comum desejar uma viagem para passar alguns dias longe da rotina. Quem for viajar, seja de avião ou de ônibus, deve estar preparado para os possíveis imprevistos e atentos aos seus direitos.  Para evitar abusos, o Procon/AL traz algumas dicas para os foliões.

Algumas precauções podem ser tomadas antes mesmo do embarque: utilize etiquetas de fácil identificação na sua bagagem, com endereço e telefone, essa dica é importante principalmente em caso de extravio de bagagem.

Vale lembrar que se o viajante declarar à companhia aérea o valor da bagagem antes de embarcar, caso haja o extravio, o passageiro terá direito há indenização no valor declarado e aceito pela empresa. Os viajantes que tiverem seus direitos violados também podem pedir indenização à empresa responsável.

Se for viajar de ônibus, e o veículo quebrar no meio do trajeto, a empresa tem que, por obrigação, disponibilizar um modelo igual ou superior ao contratado, e, caso não seja, o consumidor deve ser ressarcido pela diferença de valor entre a passagem comprada e o ônibus utilizado.

Além disso, mesmo com o grande fluxo de passageiros tanto em aeroportos como em rodoviárias, as empresas tem que cumprir suas obrigações de horário, caso ocorra atraso ou cancelamento. Em rodoviárias, se o atraso for superior à uma hora, o consumidor pode solicitar outra passagem para o mesmo destino ou pedir de volta o valor pago.

A superintendente do Procon Alagoas, Flávia Cavalcante, destacou a importância de guardar todos os comprovantes.

“Se o consumidor precisar realizar uma denúncia, é importante que ele tenha em mãos todos os documentos e recibos que comprovem o vínculo com o fornecedor, além de anotar os protocolos de atendimento caso exista. Isso facilita a abertura de reclamação e o pedido de indenização, evitando maiores preocupações”.