A animação do Carnaval chegou, nesta quinta-feira, ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pitanguinha. Usuários e profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se reuniram em um grande baile carnavalesco para comemorar a finalização do projeto “Pitanguinha Na Folia 2016”. Dentro do Cras, crianças, adolescentes, mulheres e idosos formaram um bloco e simularam uma grande avenida.
Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a programação do Carnaval do Cras começou com um encontro coletivo que promoveu a socialização entre os grupos referenciados. Todos os usuários têm suas famílias incluídas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e vão ao Centro, pelo menos, três vezes na semana para participar dos projetos socioassistenciais da Prefeitura de Maceió.
Todo o material produzido nas oficinas de máscaras e abanadores, que vinham acontecendo há 20 dias, também fez parte do figurino de cada usuário. Além dos trabalhos manuais, as conscientizações sobre o combate e às denúncias que têm relação com os crimes de violação de direitos, também foram abordadas pela equipe técnica, durante o período de pré-Carnaval.
Diante da empolgação dos “foliões”, a coordenadora do Cras Pitanguinha, Gal Souza, destacou a importância do bom relacionamento, entre a comunidade e o Centro, para o trabalho de desenvolvimento social das famílias do bairro.
“Nós priorizamos demais o bom relacionamento com toda a comunidade da Pitanguinha. As famílias do bairro têm um orgulho muito grande do lugar onde vivem e para nós é muito bom reforçar esse trabalho de valorização do bairro. A gente faz isso todos os dias, incentivando, por meio das oficinas dos Cras, cada grupo referenciado a ter a sua liderança e, por meio do seu líder, trabalhar pelo bem da comunidade e de suas respectivas famílias”, disse Gal.
Ainda como parte das comemorações de Carnaval, o cantor “BB e Banda” animou os usuários, realizando um show musical que aconteceu no pátio interno da unidade. “Eu amei demais. Tudo muito organizado, como sempre, e não é a primeira vez que tem uma festa tão boa por aqui”, disse dona Maria de Andrade, usuária do Cras e integrante ativa do grupo de idosos do Serviço de Convivência.
O Cras Pitanguinha referencia cinco mil famílias da parte alta do município, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Entre os bairros que fazem parte da região de abrangência do Cras estão Gruta de Lourdes e Feitosa. Já entre os conjuntos, se destacam a participação das famílias da Grota do Estrondo e da Grota do Aterro.