O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), em parceria com a Polícia Militar de Alagoas, intensificou a fiscalização no último fim de semana, durante as prévias carnavalescas, com abordagens da operação Lei Seca em pontos estratégicos da cidade.
Na sexta-feira (29), a operação esteve nas imediações do Centro e no bairro do Poço. Durante a fiscalização, 89 veículos foram abordados, dois flagrantes foram efetuados, 84 testes de etilômetro foram realizados e 21 pessoas se recusaram a fazer o teste, 20 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) foram recolhidas, cinco veículos foram retidos e levados para o depósito da autarquia. Houve ainda o registro de três pessoas inabilitadas e um condutor recebeu medida administrativa.
Durante as abordagens realizadas no sábado (30), na Av. Álvaro de Otacílio e na Av. Governador Alfrânio Lages, 184 veículos foram abordados, 188 testes foram realizados, cinco pessoas receberam medidas administrativas, sete condutores se recusaram a fazer o teste de alcoolemia, quatro pessoas estavam conduzindo veículo sem habilitação, três veículos foram levados para o pátio do Detran/AL e 12 CNHs e três CRLVs foram recolhidos.
O art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerado infração gravíssima. Além da multa de R$ 1.915,40 e apreensão da CNH, a infração pode ocasionar ao condutor a perda do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.
No dia 5 de fevereiro, às 9h, na sede do Detran/AL, será realizado um evento para marcar o ponto de partida das operações de fiscalização para o período carnavalesco. No dia 10, será divulgado o balanço geral das operações, com a presença dos representantes de cada órgão fiscalizador.