Acostumados a receber seus proventos no mesmo dia em que são pagos os salários dos servidores efetivos da ativa, os aposentados e pensionistas da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) estão aflitos, porque até esta segunda-feira, 1º de fevereiro, dez dias depois do pagamento da folha dos ativos, eles ainda não receberam.

Dione Camerino, presidente da Associação dos Aposentados da ALE, contou que a informação recebida da Casa é que a demora está partindo do Alagoas Previdência, para onde aposentados e pensionistas do legislativo foram transferidos desde o final do ano passado.

A assessoria de Comunicação do Alagoas Previdência explicou que a demora ocorreu devido a problemas no sistema, em razão da inconsistência existente na passagem de arquivos de crédito da Assembleia para a Caixa Econômica Federal (CEF).

Ainda segundo a assessoria, no final do ano passado foi feito um acordo entre o Legislativo e o Alagoas Previdência para que, nesse primeiro momento de transição, a Assembleia fizesse o repasse desses arquivos diretamente para a Caixa. “Houve um problema burocrático, de sistema, nesse repasse, mas técnicos da Assembleia, da CEF e do Alagoas Previdência estão trabalhando para resolver o problema o mais breve possível”, finalizou.

Preocupação

“Estamos preocupados porque, entre os aposentados, há muitos idosos em tratamento, que contam com os recursos no dia previsto e já estávamos acostumados a receber naquela data, junto com os efetivos. Não sabemos sequer como está sendo feito essa transição, mas esperamos que tudo seja normalizado nos próximos meses”, desabafou Dione Camerino.

Segundo ela, o primeiro secretário da Mesa Diretora da ALE, deputado Isnaldo Bulhões (PDT), disse que a promessa é que o pagamento seja efetuado até amanhã, terça-feira, 02. “Hoje mesmo ele me telefonou, nos falamos na sexta-feira passada e ele tem estado sempre em contato. Pelo que entendemos, o problema agora é uma questão burocrática, de ajuste, entre o Alagoas Previdência e a Caixa Econômica Federal”, disse a presidente.

Por meio da assessoria de Comunicação do Poder Legislativo, Bulhões reforçou que a Assembleia já cumpriu sua parte, repassando toda a documentação e recursos necessários para o pagamento dos inativos e pensionistas.