A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realiza, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), uma fiscalização em ambulantes, bares e restaurantes que atuarão nas prévias carnavalescas do Jaraguá Folia. A operação tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos que comercializam alimentos, buscando observar a qualidade das comidas, a higiene no manuseio e seu acondicionamento. Os fiscais da Visa também trabalharão em regime de plantão para receber denúncias da população de surtos alimentares e de locais com más práticas de manipulação de alimentos.

“O apoio da população na fiscalização desses estabelecimentos é fundamental”, garante o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Ednaldo Balbino. De acordo com ele, é importante denunciar quaisquer irregularidades detectadas nesses locais, como condições de higiene e acondicionamento.

[1601-Vigilância-Sanitária-fiscaliza-restaurantes-da-Ponta-Verde-PF-0008-1024x682]

A ação tem como objetivo exigir o cumprimento das regras de segurança alimentar, identificando possíveis irregularidades no acondicionamento e manuseio de produtos. Devido às altas temperaturas, os foliões também precisam hidratar-se bastante, mas com os mesmos cuidados ao adquirir os produtos, lembrando que as águas minerais devem ser armazenadas sem exposição ao sol.  É importante observar a data de validade, rotulagem, condições das embalagens e procedência dos produtos, sejam bebidas ou comidas.

A população pode fazer denúncias por meio do número 3315-5241 e 98752-6497, onde haverá uma equipe de plantão para atender as demandas.

Carnaval

Os fiscais da Vigilância Sanitária também se articularam para garantir a fiscalização de estabelecimentos durante os quatro dias de Carnaval. A operação terá início no dia 05 de fevereiro em diversos pólos de animação que atuarão dia e noite na fiscalização de estabelecimentos que comercializam alimentos.