Durante a assinatura de ordem de serviço para a construção de ambulatórios médicos na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), nesta quinta-feira (28), o governador Renan Filho (PMDB) destacou que a saúde terá grandes avanços no seu segundo ano de gestão.  Ele ainda comentou sobre a redução da violência em todo Estado.

A expectativa do governo é dar andamento as obras e construção de novos ambulatórios para desafogar o atendimento a pacientes na principal unidade de saúde, o Hospital Geral do Estado (HGE). Esses ambulatórios funcionarão no Hospital Portugal Ramalho, que irá se transformar em um Hospital de Clínicas, conforme adiantou o gestor.

Renan Filho também disse que o governo do estado já repassou ao Município de Maceió R$ 1,3 milhões para garantir que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), instalada no bairro do Trapiche, seja aberta para atendimento em fevereiro.

 “Com certeza isso irá desafogar as outras unidades e possibilitará um melhor atendimento a população. Com a abertura da UPA teremos uma maior cobertura”, disse Renan Filho, acrescentando que ainda esse ano irá inaugurar a UPA de Maragogi e concretizar a construção de um hospital no município de Porto Calvo com auxílio de recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Queda da violência “não é obra do acaso”

Na mesma oportunidade, Renan Filho ainda comentou uma pesquisa divulgada por uma ONG Mexicana que apontou que Maceió caiu no ranking das cidades mais violentas do mundo. O empenho e uma das prioridades do governo têm sido na redução da criminalidade na capital e nos municípios alagoanos. Em janeiro, por exemplo, houve redução no número de homicídios, segudo dados do governo.

No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontou uma redução dos índices de morte violentas. “A redução da violência não foi obra do acaso. Estamos com patamar de violência igual ao que tínhamos em 2007. Enquanto no Brasil aumenta a violência, em Alagoas cai. Isso é um marco importante que a população precisa saber”, afirmou. 

O governador também comentou sobre a primeira renião do ano com todos os secretários, realizada nesta quarta-feira (27). Ele avaliou o encontro como positivo e disse que o Executivo Estadual pretende realizar entre 8 e 10 encontros como este para tratar de assuntos específicos e outros setorizados.

"Eu venho acompanhando todas as ações desenvolvidas pelo estado. O encontro foi muito produtivo. Nesse plano de governo as secretarias devem executar 1170 ações. Vi que os secretários estão estimulados em produzir mais, um grupo que quer oferecer serviços de qualidade", completou.