Após denúncias, uma operação conjunta da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e Secretaria Municipal de proteção ao Meio Ambiente (Sempma) foi deflagrada no Hospital Unimed de Maceió, na manhã desta quinta-feira (28). Cerca de três toneladas de lixo comum e hospitalar estavam sendo armazenados no mesmo local, que resultou na notificação e multa para unidade.
A ação surpresa aconteceu no início da manhã e contou com grande equipe de fiscais da limpeza urbana e da Sempma. Segundo o coordenador de limpeza urbana, Carlos Tavares, denúncias foram feitas, pedindo coma fiscalização de urgência no local.
“Recebemos essas denúncias e viemos ao local constatamos a irregularidade. Tem sido uma prática comum de unidades hospitalares, sejam elas públicas ou particulares”, afirmou.
Devido à quantidade encontrada, a fiscalização produziu um auto de infração contra a unidade de hospitalar e irá calcular o valor da multa. A partir da data de recebimento da notificação, a direção do hospital terá 40 dias para recorrer da punição.
De acordo com o secretário de proteção ao meio ambiente, David Maia, a prática desta irregularidade é recorrente em hospitais de Maceió. “Esse episódio é reincidente. A secretaria teve problemas com a Unimed. Não só este hospital, mas a maioria insiste nessa prática. Alegaram que foi falha humana, mas todos eles informam a mesma situação”, disse.
Além da notificação e a multa que será calculada, a direção do hospital terá de assinar um termo de responsabilidade, assim como outras unidades hospitalares já fizeram, garantindo que o lixo será devidamente separado e uma empresa especializada ficará responsável por fazer o transporte e incineração dos resíduos.
*Colaboradora