A tarde desta quinta-feira (28) foi de muita animação e festa para os pacientes, funcionários e médicos do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) que comemoraram 25 anos do bloco carnavalesco ‘Maluco beleza’. Em clima de bodas de prata, o tradicional desfile tem como objetivo aproximar os pacientes da sociedade alagoana, além de promover a alegria.
“É com muita felicidade que eu participo de mais um bloco maluco beleza, o mais importante para mim não é a minha diversão e sim a deles. É incrível quando eles estão passando pela rua e alguém manda um beijo para eles, os olhos deles brilham”, comentou a Técnica de Enfermagem Ana Dolores, que é funcionária do Portugal Ramalho.
Correndo o risco de este ano ser o último desfile do HEPR, já que a unidade hospitalar pode se transformar em um hospital de clínicas, o desfile comemorativo quase não ocorreu devido a falta de verba. “Só tivemos ajuda da Uncisal e de doações, não sei de onde apareceu dinheiro, mas estamos felizes”, comentou a técnica de Enfermagem.
Segundo o psiquiatra Audenis Peixoto, a iniciativa foi criada como forma de reinserção social e isso ajuda na evolução do quadro do paciente. Ao som da música ‘maluco beleza’, interpretada pelo cantor Raul Seixas, cerca de 1.500 camisas foram confeccionadas e distribuídas gratuitamente.
Severina Brandão, moradora do Farol, foi uma das que vestiu a camisa e participou do bloco juntamente com o filho deficiente físico. Sendo a primeira vez que ela acompanhava o desfile, Severina garantiu que participou do ‘Maluco beleza’ porque seu filho é muito animado. “Ele gosta de música e pediu para participar”, disse.
Com dois trios e uma banda para animação do bloco, o desfile também teve o carro Jardineira que levou pacientes com problemas de locomoção e com outros tipos de tratamento. O pico alto da festa foi o rei momo Elizeu da Oficina da Mente e a rainha Lílian Keila da Ala Nossa Casa que abrilhantaram mais ainda o evento.
*Colaboradora