Funcionários da Eletrobras Distribuição Alagoas farão uma paralisação de 24 horas das atividades desta quarta-feira, 27, em protesto contra a privatização das Distribuidoras de Energia.
O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas diz, em seu site oficial, que “o intuito da paralisação é pressionar para que o governo afaste de vez qualquer ameaça de privatização e renove as concessões”.
O Sindicato ainda informa que neste dia também acontece uma segunda reunião entre os ministros Jaques Vagner (Ministro-Chefe da Casa Civil) Ricardo Berzoini (Ministro-Chefe da Secretaria de Governo) e as lideranças do setor elétrico representadas pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e dos Movimentos Sociais.
“Não podemos admitir que um Governo democrático e popular, eleito com maciço apoio da classe trabalhadora, se deixe levar pelas circunstâncias impostas nesse momento de crise, para adotar uma agenda privatista”, conclui.
Motivo da venda
Para se adaptar à nova realidade do setor elétrico brasileiro, a Eletrobras vem passando por um processo de diminuição de gastos e melhoria da eficiência após ter renovado concessões de geração e transmissão de energia de forma antecipada e onerosa, o que levou à redução da receita anual do grupo, segundo informa a agência Reuters.
Só no terceiro trimestre do ano passado, a Eletrobras registrou prejuízo líquido de R$ 4,01 bilhões, uma alta de 45% na comparação com as perdas do mesmo período de 2014.