A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), promoveu nessa terça-feira (19), um seminário de capacitação voltado para diferentes profissionais do trade turístico da cidade, a exemplo de empresários, guias turísticos e proprietários de food trucks que vão participar do projeto Jaraguá Vivo. O novo roteiro será lançado após o Carnaval (em data a ser definida) e oferecido às terças-feiras, das 19h às 23h, conectando importantes espaços culturais do Jaraguá, através de um tour a pé conduzido por guias ligados ao Grupo de Receptivos de Alagoas (GRAL), que é um dos parceiros do projeto.

Ao todo, mais de 100 pessoas participaram da sensibilização que aconteceu no prédio da Associação Comercial de Maceió. De acordo com o secretário municipal de Promoção do Turismo,  Jair Galvão, o projeto é parte de um pacote de ações focadas no desenvolvimento turístico da cidade.  Jair também aponta que o Inventário da Oferta Turística de Maceió e o Estudo da Imagem do Destino – projetos da Semptur ainda em andamento -, já sinalizam o potencial para o desenvolvimento de novos produtos culturais da cidade.

“É uma combinação de esforços que vai resultar, sem dúvida nenhuma, em um excelente espaço turístico, de interesse tanto dos visitantes, quanto dos maceioenses. Ao valorizar esses atrativos, estamos promovendo a afirmação cultural do destino e estimulando o turista a passar mais tempo em nossa cidade”, destacou o secretário.

Na oportunidade, a secretária-adjunta da Semptur, Jannyne Barbosa, apresentou detalhes do novo roteiro turístico da capital. Já o professor e pesquisador Benedito Ramos ministrou uma palestra abordando a História da Arte, desde o período greco-romano até o povoamento de Maceió, quando foram construídos importantes patrimônios arquitetônicos da cidade, como o Palácio do Comércio, de 1866.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), diferentes espaços que integram o Jaraguá, como o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Teotônio Vilela, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo serão abertos no período da noite, de 19h às 21h. Durante o tour, a Rua Sá de Albuquerque estará fechada para carros, se transformando em uma praça de alimentação ao ar livre. A ideia é que no encerramento da atividade, o projeto “Carro de Chef”, ofereça um variado cardápio através de food trucks  estacionados na rua. Na sequência, haverá apresentações de jazz no Rex Bar, casa noturna que foi reaberta no bairro em 2015, com a proposta de reavivar a vida noturna da região.  Atualmente, novos bares de diferentes estilos já estão sendo abertos no bairro.

Também são parceiros do projeto o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur/AL), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e o Rex Bar. Como o número de interessados na capacitação superou as expectativas, um novo seminário será programado para a próxima semana. A nova data será amplamente divulgada.