Durante a entrega do primeiro módulo da reforma e ampliação da Unidade de Internação Masculina (UIM), localizada no Tabuleiro do Martins, na tarde desta terça-feira, 19, o governador Renan Filho (PMDB) afirmou que não deseja mais ver os menores infratores da forma que ele encontrou no local quando assumiu o cargo.
Ele reforçou a importância de ressocializar esses jovens, lembrando que alguns deles já têm família constituída e que a ressocialização contribui para o controle da criminalidade.
“Essas novas estruturas oferecem condições para que os menores saiam daqui e voltem reeducados à sociedade. Esse é o objetivo principal do governo do Estado”, acrescentou Jardel Aderico, secretário de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), pasta responsável pela coordenação das obras que visam solucionar os problemas estruturais, de falta de higiene, superlotação, entre outros, na UIM.
O secretário contou que esse primeiro módulo irá receber 40 adolescentes e, até julho deste ano, outros três módulos com capacidade para mais 200 vagas serão inaugurados. A meta é reunir, em um só local, cerca de 280 menores que hoje estão espalhados nas Unidades de Internação Masculina (UIM), de Internação Masculina Extensão I (UIME I) e Internação Masculina Extensão II (UIME II), localizadas no Tabuleiro, Jacintinho, e na sede do DER.
Ainda segundo Aderico, com a entrega das obras – onde estão sendo gastos R$ 1 milhão e 400 mil em recursos próprios - a capacidade das unidades irá aumentar em cerca de 40%.
As mudanças preveem ainda a capacitação, treinamento e qualificação dos agentes socioeducativos, implantação de novas rotinas de trabalho e institucionalização e fortalecimento das medidas de ressocialização.