Maceió vai contar, a partir desta terça-feira (19), com mais um reforço na fiscalização ambiental. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) começa neste verão com o monitoramento costeiro com o uso de uma lancha e duas motos aquáticas. O prefeito Rui Palmeira vai entregar os três veículos, às 09h, na Praia de Pajuçara, na Avenida Sílvio Viana, nas imediações da escultura de Graciliano Ramos.
Além da orla marítima, a orla lagunar será fiscalizada com embarcações adquiridas por meio de Termos de Ajustamentos de Conduta (TAC). Inicialmente duas motos aquáticas e uma lancha vão reforçar o patrulhamento das praias, rios e lagoas da capital. O monitoramento acontece para coibir crime como a degradação do bioma marinho, pesca ilegal, assoreamentos de lagoas e cortes de manguezais.
“Nossa cidade tem uma vasta orla lagunar e costeira, e precisamos chegar nesses locais de forma que possamos não apensas combater os crimes ambientais, mas sim evitar que eles aconteçam. Com o auxílio da tecnologia os fiscais terão maior alcance de operação e poder de atuação”, destacou o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, David Maia.
A fiscalização tem como objetivo sensibilizar os pescadores sobre as redes de arrasto, com ações educativas e preventivas.