A Prefeitura de Maceió implanta, a partir do próximo dia 25, a integração temporal unidirecional no transporte público da capital. Em fase de testes até abril, o sistema permite aos usuários tomar mais de um ônibus, no mesmo sentido e no período de uma hora e meia, pagando apenas uma tarifa. A integração só pode ser validade por meio do Cartão Bem Legal.

Inicialmente, a integração funcionará nos ônibus do mesmo lote, identificados pela mesma cor, no período de uma hora e meia e na mesma direção. A partir de abril, será estendida a todas as linhas de ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (Simm).

Para o prefeito Rui Palmeira, a integração temporal representa mais um importante passo para melhorar a mobilidade urbana em Maceió. “A integração é uma conquista para o cidadão maceioense que, utilizando o Cartão Bem Legal, vai poder pegar mais de um ônibus pagando uma única tarifa no período de uma hora e 30 minutos. A iniciativa é uma das condições estabelecidas pelo edital da Licitação do Transporte Público”, afirma o prefeito. 

Rui Palmeira explica que inicialmente, a integração só terá validade entre os veículos que integram o mesmo lote, identificado pelas cores azul, vermelha, verde ou amarela, conforme a região de operação de cada empresa vencedora da licitação. “Caso um passageiro realize o embarque em um ônibus do lote azul, ele poderá embarcar em outro do mesmo lote de forma gratuita, concluindo seu trajeto apenas com o pagamento do valor da primeira passagem”, disse.

Ainda neste semestre, a Prefeitura vai implantar a integração total, que funcionará entre diferentes lotes, em todo o sistema de ônibus da capital.

Para a funcionalidade do sistema, as empresas implantam ajustes em seus sistemas internos de bilhetagem, de modo a permitir o controle da utilização do cartão Bem Legal e a validação da integração, conforme a determinação de tempo e direção.

“A integração temporal marca o início das grandes ações previstas no edital da licitação dos ônibus. Passada esta etapa, a Prefeitura promove o início da renovação da frota de ônibus para o transporte público e a transferência da administração dos terminais para as empresas vencedoras. Todas as ações têm como prioridade a melhoria do bem-estar do cidadão maceioense”, reforçou o líder do Executivo.

Operação por lotes

Conforme o Edital de Licitação do Transporte Público, cada lote representa uma região que estará sob operação de uma das empresas vencedoras da concorrência. A capital foi dividida em quatro lotes entre as viações Real Alagoas (cor vermelha), São Francisco (cor azul), Cidade de Maceió (amarelo) e Veleiro (verde).

Na região da Serraria e bairros próximos até o Farol (lote 100), as linhas de ônibus serão operadas pela empresa Cidade de Maceió. Em Fernão Velho e arredores (lote 200) pela Viação São Francisco. Já no Trapiche da Barra (lote 300) e bairros próximos da parte baixa de Maceió, a operacionalização das linhas será feita pela Viação Veleiro. E no Benedito Bentes e bairros próximos (lote 400), as linhas terão ônibus da Real Alagoas.