Duas mulheres vão disputar o pleito de 2016 no município de Batalha.
A cidade que é conhecida pelo histórico de violência, em decorrência da briga política de Poder, vai pela primeira vez ter uma eleição na qual o sexo feminino dominará o pleito.
De um lado, Marina Dantas, filiada ao PMDB, é esposa do ex-prefeito da cidade, Paulo Dantas (PMDB/2005-2012), e nora do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado estadual Luiz Dantas (PMDB).
Do outro, Renata Douca, filiada ao DEM, é filha do também ex-prefeito de Batalha, Francisco José de Oliveira, o Chico Douca (PSB), que administrou o município por dois mandatos consecutivos de 1997 até 2004.
Marina Dantas é uma neo-política que entra na vida pública com o apoio do marido-ex-prefeito e do sogro-deputado. Ela - em se tratando de cargo público - teve apenas uma passagem rápida como secretária na primeira gestão de Paulo Dantas, entre 2005-2008, quando ocupou a pasta da Assistência Social por alguns meses.
Já Renata Douca, aos 28 anos, disputou o cargo de prefeita pela primeira vez na última eleição - em 2012 - e ficou como segunda colocada. Douca perdeu para o atual prefeito batalhense, Aloísio Rodrigues (PMDB), com uma diferença de 251 votos. Portanto, Renata ainda mantém um eleitorado fiel que quase derrotou o grupo atual.
Por outro lado, as duas já deram o pontapé inicial para suas campanhas à prefeitura de Batalha. As duas vêm realizando alguns eventos sociais, reuniões, conversando com correligionários e a população.
Renata Douca, ao lado do pai e ex-prefeito, continua com o mesmo ritmo que "travou" em 2012 - quando estava na briga pelo Executivo local - e vai mostrando aos munícipes que é chegada a hora da mudança.
Marina Dantas, com o apoio e experiência do (marido) ex-prefeito, tem percorrido os bairros levando ações em benefício dos moradores e discutindo quais as necessidades da população.
Boiadeiro e Douca
Segundo fontes ouvidas pelo blog, o pleito de 2016 em Batalha poderá trazer novas surpresas com relação a união dos grupos políticos para derrotar os Dantas. É o caso da família Boiadeiro - do fazendeiro Laércio - que está em conversação com os Douca para formar uma chapa majoritária.
Em 2012, o irmão de Laércio Boiadeiro, o Neguinho Boiadeiro (PHS), foi candidato a prefeito de Batalha, ficou em terceiro colocado e obteve apenas 1.180 votos (13,23%).
Para 2016, Douca e Boiadeiro juntos seria justamente para não repetir a derrota passada. Com isso, tentar "arrancar" o Poder da família Dantas que domina o município desde o ano de 2005, na primeira vitória do ex-prefeito Paulo Dantas.
Será?
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com