O ex-prefeito de Carneiros, Geraldo Novais Agra Filho, conhecido como Neguinho (PMDB), vai tentar uma terceira eleição à prefeitura do município.

Filiado ao PMDB e ligado ao governador Renan Filho, Geraldo Agra foi gestor da cidade por dois mandatos seguidos (2005-2008 e 2009-2012).  

Em 2012, como não podia um terceiro mandato, Neguinho deu espaço ao tio, ex-prefeito e seu antecessor, Genivaldo Agra (PMDB), que foi derrotado nas urnas pelo atual prefeito Luiz Medeiros Nobre, o Luiz Nobre (PP).  

A briga política entre Geraldo Agra e Luiz Nobre ocorre desde o pleito de 2008. O ex-prefeito - em eleições disputadas - sempre obteve votações superiores aos seus opositores. 

Em 2004, por exemplo, Geraldo - ou Neguinho - saiu vitorioso com 2.811 votos contra José Airton dos Santos (PSB) que obteve 698. No pleito de 2008, em busca da reeleição, Agra venceu com 2.669 (65,58% de aprovação) enquanto Luiz Medeiros ficou com 1.364 (33,51%) votos.   

O troco de Luiz Medeiros foi na última disputa, em 2012, quando conseguiu vencer a família Agra com 2.526 votos (55,16% válidos).

Os Agra de Carneiros tinham o Poder nas mãos desde 1992. Mas 1997 a vitória foi apertada de Genivaldo Agra (o tio e ex-prefeito ) em cima de Luiz Nobre na sua primeira derrota na cidade.  

Crimes Contra Administração Pública 

No ano passado, o MPE ofertou denúncia contra quatro ex-políticos de três cidades do Sertão de Alagoas. As ações foram propostas pelo promotor de Justiça da comarca de São José da Tapera, Luiz Tenório Oliveira de Almeida. Os políticos foram acusados de crimes contra administração pública, dentre eles, peculato e fraude à licitação.  

Geraldo Novais Agra Filho é acusado de ter praticado, por 22 vezes, os crimes de peculato, falsidade Ideológica e uso de documento falso e, uma vez, o ilícito de dispensa ilegal de licitação, sendo todos eles cometidos no período de 2005 e 2008, ocasião em que ocupava o cargo de prefeito de Carneiros.  

Leia mais aqui: Ministério Público denuncia políticos do Sertão por crimes contra administração pública

Pendências para 2016 

Para 2016, se desenha mais uma disputa em meio às pendências judiciais tanto de Luiz Medeiros Nobre quanto de Geraldo Agra Filho. Há mais de um ano foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Carneiros. 

A ação foi realizada pela Promotoria de Justiça de São José da Tapera e a investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE-AL). Nela, portanto, concluiu-se que o atual prefeito e o ex-prefeito cometeram atos de improbidade administrativa.  

Os mandados foram expedidos pelo juiz Carlos Henrique Pita Duarte, onde foram apreendidos documentos na prefeitura e nas Secretarias Municipais de Administração e de Finanças.  

Leia mais aqui: MP cumpriu mandado de busca e apreensão em Carneiros

Portanto, sabe-se lá se os dois principais adversários políticos em Carneiros - Luiz Nobre e Geraldo Agra - poderão ir às urnas do próximo ano com pendências na Promotoria de Justiça de São José da Tapera. 

Será?  

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com