A eleição de 2016 se desenha entre o tudo ou nada diante de alguns grupos políticos que querem se manter no Poder por quatro anos.

Os municípios alagoanos são a base de sustentação para o político que almeja a eleição de 2018 rumo ao Congresso Nacional e o governo de Alagoas.  

Por outro lado, muitos ex-gestores também buscarão sair vitoriosos no pleito do próximo ano para manter a força política no Estado. É o caso da família Jatobá, do empresário Nivaldo Jatobá (PMDB), que vai em busca de três prefeituras na região sul de Alagoas: 

Jequiá da Praia, São Miguel dos Campos e Roteiro.  

Até então, segundo fontes do blog, o empresário e usineiro é cogitado para ser o candidato da família em São Miguel dos Campos, entretanto, nem ele mesmo ainda disse que sim e que não aos aliados migueleses.  

Mas Jatobá (Nivaldo) é o nome prefeitável forte para 2016 que mais tem aceitação no município, segundo pesquisas internas realizadas. Sem dizer se vai concorrer ou não o empresário aparece na preferência do eleitorado. 

Em Roteiro, a filha e ex-prefeita do município, Maria Helena Jatobá (PSDB), é outro nomecom predileção na disputa pela prefeitura da cidade. Maria Helena é pré-candidata e sabe que ainda mantém grande aceitação da população e laços políticos com aliados desde a época que dominou o município (1997- 2004).    

Leia mais aqui: Três nomes disputam prefeitura que arrecada milhões em royalties

Jequiá da Praia,  a ex-prefeita Roseane Castro Jatobá, a Rosinha Jatobá (PMDB), derrotada na disputa eleitoral de 2012 pelo atual prefeito Marcelo Beltrão (PRB),  vai tentar pela quarta vez retornar ao cargo que já foi seu por dois mandatos consecutivos (2000-2004/ 2004-2008).  Rosinha - atualmente - é superintendente do Centro de Convenções Ruth Cardoso do governo Renan Filho (PMDB).  

Contudo, de acordo com a matemática eleitoral, um ex-prefeito mantém o percentual de 30% do eleitorado no município, principalmente, aquele gestor que administrou uma cidade por dois mandatos.  

Não é uma luta fácil vencer um pleito quando não se tem um mandato eletivo. Os três membros da família Jatobá (Nivaldo, Maria Helena e Rosinha) terão trabalho árduo para conseguir a eleição de 2016.  

Nos três municípios citados, Jequiá da Praia, São Miguel dos Campos e Roteiro, os Jatobás vão enfrentar seus principais adversários políticos - os atuais prefeitos e sucessores - que estão com a máquina administrativa nas mãos.  

2016, portanto, será uma briga por sobrevivência na política e poderio político (e sem fascismo?) em Alagoas.  

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com