Quem quer retornar ao cargo de prefeito de Japaratinga é o ex-prefeito Bruno Gustavo Araújo Loureiro, o Bruno Loureiro. Filiado ao PMDB, Loureiro administrou o município por dois mandatos consecutivos (2005-2008 e 2009-2012).
O ex-prefeito tem trabalhado nos bastidores para conseguir formar alianças que deem sustentação à sua candidatura em 2016. Aliado do governador Renan Filho (PMDB), Bruno tem atraído boa parte das lideranças políticas e vereadores do município.
Quando foi eleito pela primeira vez, em 2004, ele saiu vitorioso das urnas após a disputa que derrotou o prefeito - à época - José Rodrigues (PT do B). Aos 23 anos, Loureiro era considerado um dos prefeitos mais jovens de Alagoas.
Em 2008, na sua reeleição, Bruno venceu o pleito contra os atuais gestores de Japaratinga, Newberto Neves (PRP) e Justina Pacheco (PT), respectivamente, prefeito e vice-prefeita, hoje no comando da prefeitura.
Justina e Newberto estiveram em palanques separados, em 2008, e foram derrotados nas urnas. Em 2012, contra a candidata do ex-prefeito, a servidora pública e ex-secretária Adriana Siqueira (PMDB), os dois se uniram e chegaram ao Executivo local.
Porém, com o afastamento de Newberto Neves do cargo em outubro, acusado de cometer irregularidades na admissão na contratação de locação de veículos e no pagamento de motoristas e combustível, Justina Pacheco é a atual "prefeita" da cidade.
Já Bruno Loureiro sabe que com o distanciamento de Neves da prefeitura os laços políticos no município estão a seu favor
Para piorar ainda mais a situação de Newberto, a pedido do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), o Juízo de Direito da Vara de Único Ofício de Maragogi, determinou a manutenção do afastamento cautelar do prefeito por mais 140 dias.
Leia mais sobre o caso aqui: Judiciário determina a manutenção de afastamento de prefeito de Japaratinga por mais 140 dias
Portanto, a reeleição de Newberto Neves continua (ou não) comprometida após acusações feitas pelo MPE. Com isso, Bruno Loureiro vai ganhando tempo para garantir o retorno à prefeitura de Japaratinga.
Será?
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com