Sem esperar por uma resposta do prefeito Cristiano Matheus (PMDB) à sucessão municipal, a vice-prefeita Iolanda Alcântara (ainda no PMDB) foi colocada na disputa pela prefeitura de Marechal Deodoro em 2016.  

Alguns pré-candidatos a vereador e aliados da atual vice-prefeita reuniram-se para dizer que Iolanda é o nome que a cidade precisa no pleito do próximo ano. Após o deputado estadual Inácio Loiola (PSB) desistir da disputa, o chamado  "grupão" uniu forças para lançar a professora como pré-candidata deodorense.  

Por lá, segundo fontes do blog,  já criaram até slogan e hashtag para colocar o bloco da professora Iolanda nas ruas de Marechal Deodoro. O que se sabe, por enquanto, é que nem mesmo Cristiano Matheus ainda 'mirou' o seu substituto no pleito vindouro.  

Caladinho e sem falar de eleição, Matheus não tem pressa em dizer o nome que vai sucedê-lo no Executivo municipal. A indecisão por parte do gestor pode "esfacelar" o grupo político que tem pressa em saber quem disputará a cadeira de prefeito pela atual administração.  

Oposição 

Por outro lado, na oposição mais "consistente" seguem os nomes de Júnior Dâmaso (PV) e do vereador Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau (PSD). A indefinição é saber quem será o cabeça de chapa do grupo.  

Aliados de Dâmaso querem que ele seja o candidato a prefeito para resgatar o nome da família que teve o tio e ex-prefeito de Marechal, Danilo Dâmaso (faleceu em 2012),  por dois mandatos (2001-2008).  

No entanto, o vereador Cacau surge como novidade na disputa pela prefeitura deodorense. Cacau carrega o ensinamento político e o trabalho realizado pelo pai e ex-vereador de Marechal, Cláudio Roberto da Costa Santos, o Dr. Cacau.  

Irmão do atual secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o parlamentar tem ainda o apoio do sogro e deputado estadual Sérgio Toledo (PDT).  

Portanto, ainda há muito o que acontecer na política deodorese. Vai se desenhando um quadro que - até 2016 - tudo pode mudar a depender de Cristiano Matheus.  

Será?

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com